Um fato na semana passada me chamou muito a atenção. Acompanhei o exato momento em que a cantora Sandy, "twitava" sobre as doações para o Haiti. Momentos depois, ela foi mega criticada por pessoas ignorantes, ou que se fazem, que entenderam que ela era contra as doações. Bando de gente tapada, pra variar um pouco.
Isso me fez pensar e concordar com nossa querida Sandy. Antes que as pessoas desprovidas da mesma inteligencia pensem o mesmo sobre mim, vamos explicar. O Haiti precisa de ajuda? Claro que sim, sem dúvidas. Nem tem o que se discutir. Mas, e o Brasil? Não que as pessoas não estivessem ajudando, NÃO é isso! Mas cá entre nós, todos os olhares estavam voltados pra lá, e não pra cá. Gente, peralá né. E enquanto isso, a coisa aqui se acabando.
É muito fácil a gente reclamar, reclamar e reclamar e quando a bomba explode a gente simplesmente vira o rosto e finge que nada tá acontecendo. Cadê o senso de solidariedade que o brasileiro tanto bate no peito e diz que tem? Depois, vem criticar quando um americano por exemplo, mata alguém que desrespeitou seu país, e diz que ele é nacionalista demais. Os caras matam e morrem pela terra deles, e a gente prefere olhar o que acontece lá fora do que dar atenção pro nosso próprio lar? Ah, por favor...
É por isso que tudo está do jeito que está. E se ninguém abrir os olhos, vai ser tarde demais. Se já não é.
Conversei hoje com alguns representantes da Prefeitura da cidade de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, atingida por fortes chuvas no começo do ano. Algumas pessoas por lá perderam tudo, e mais um pouco. E pouco se ouve falar. A responsável pelas arrecadações quase fez o milagre de me dar um abraço via telefone, por eu ter ligado oferecendo ajuda.
E não é só o fato de querer mandar algo material. A conversa, o interesse em querer saber como está a situação da cidade, das pessoas. Uma palavra de conforto. Não é preciso muito.
A chuva, nesses casos, não leva só aquilo que as pessoas tem dentro de suas casas. Leva a dignidade, o sonho, a esperança. Tudo aquilo que elas conseguiram com o suor do trabalho, vai embora em questão de segundos.
Vem cá, não tá na hora de abrir os olhos não? Que mané 2012 o que...acorda gente. Nós mesmos já estamos fazendo o fim do mundo. 2012, não passa de um nome que se deu para a máscara que estamos colocando na cara das merdas que foram feitas.
Se você acordou, ou pelo menos abriu um dos seus olhos, vou deixar aqui o telefone da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga. Quem quiser, ligue! (12) 3671-7000. Vai fazer bem até mesmo pra você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário